THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

SILVIA GARCIA - 37 ANOS DE DEDICAÇÃO E COMPROMETIMENTO COM SUA SAÚDE AUDITIVA!

MOTRICIDADE OROFACIAL: VOCÊ SABE O QUE É?

Silvia Garcia      quinta-feira, 22 de junho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Você talvez não saiba, mas a motricidade orofacial é uma das áreas que as pessoas mais buscam profissionais da área de fonoaudiologia. Trata-se de uma área delicada, que pode comprometer áreas das articulações, respiração, mastigação, mímica facial e até mesmo da fala.

Quer saber mais detalhes? Confira no post a seguir!

Resultado de imagen para motricidade orofacial

Por ser uma área bastante delicada, a motricidade orofacial tem sido bastante buscada nos últimos tempos. Na maioria dos casos, os pacientes sentem a língua e os lábios flácidos e logo buscam ajuda especializada.

O tratamento é para os movimentos da língua, dos lábios, bochechas e até mesmo para conseguir manter os lábios em posição fechada.

Tais problemas são em função da DTM, ou seja, Disfunção Temporomandibular. Pessoas que apresentam essa disfunção sofrem sérios problemas no momento de se alimentar, já que não conseguem mastigar corretamente os alimentos. Além disso, a fala também é comprometida, dando pequenas travadas no momento da comunicação.

Como o fonoaudiólogo pode solucionar esse problema?

O profissional trabalha no equilíbrio muscular, tentando diminuir as tensões que agravam o problema e que causam dores.

Alguns casos devem ser submetidos a uma intervenção cirúrgica. Trata-se de casos onde há desproporções entre o máximo-mandibular com a estrutura óssea.

Lógico que tudo isso deve ser avaliado pelo profissional antes de tomar qualquer decisão de tratamento mais eficaz. O objetivo é adequar a postura da mandíbula, trazendo assim a postura correta, lábios, língua e bochechas.

Imagen relacionada

Não é apenas esse o caso mais comum na área da fonoaudiologia, já que os fonoaudiólogos recebem diariamente em suas clínicas, pacientes com outras disfunções da face, tais como:

- Paralisia facial;

- Fissura labiopalatina;

- Ceceio;

- Ronco;

- Trauma de face, entre outros.

Em alguns casos, o profissional atua em tratamento estéticos faciais também.

Se uma pessoa  sente alguma dificuldade funcional na estrutura de sua boca, pescoço ou rosto, ele deve procurar ajuda especializada de um fonoaudiólogo.

O ideal é ir quanto antes para que o problema não tenha maiores complicações e possa receber tratamento prévio. Quanto antes for diagnosticado qualquer disfunção, mais rápido será a ação do tratamento e menos doloroso também.

Por isso, não brinque com a saúde e procure um Fonoaudiólogo para fazer uma avaliação de sua situação e encontrar o melhor tratamento para a motricidade orofacial.

Esperamos ter te ajudado a entender um pouco melhor os sintomas da motricidade orofacial e como buscar a ajuda correta! 

Comentários

Últimos Artigos

MOTRICIDADE OROFACIAL: VOCÊ SABE O QUE É?

quinta-feira, 22 de junho de 2017

DEFICIÊNCIA AUDITIVA – ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO

quinta-feira, 22 de junho de 2017

ZUMBIDO E PERDA AUDITIVA – DESCUBRA QUAL A RELAÇÃO

quinta-feira, 22 de junho de 2017

DIFICULDADE PARA OUVIR? O QUE FAZER?

quinta-feira, 22 de junho de 2017